Home » Sem categoria » Gesso ou Reboco ?

Gesso ou Reboco ?

Gesso ou Reboco ? Eis a pergunta que não quer calar !

Quase todo mundo que está construindo e chega na fase de revestimento das paredes se depara com esta dúvida: reboco (cimento) ou gesso?!
Ainda não cheguei lá, já resolvi tirar isto de frente, assim como minhas dúvidas a respeito e decidir qual método usar.
Ambos tem suas vantagens e desvantagens , portando, é bom analisar em qual situação um ou outro é mais indicado.
Conversando com um engenheiro responsável pela minha obra e visitei algumas obras com revestimentos em gesso, ao invés do tradicional reboco, a fim de conferir o resultado.
E segundo o engenheiro, o gesso possui algumas ressalvas e pode ser substituído pelo reboco em casos como:
Ambientes interno e que não  sejam molhados como banheiros, cozinhas e lavanderias; a impermeabilização da fundação do local tem que ser bem feita para evitar que a umidade venha de baixo para cima; rodapés altos com no mínimo 10cm de altura, caso haja necessidade de lavar o loca; a aplicação deve ser feita em parede bem niveladas e a área externa precisa estar rebocada com cimento para garantir a vedação e evitar que a passe umidade de fora pra dentro.

Respeitando essas ressalvas, o gesso tem a vantagem de ser muito mais econômico tanto em tempo como material, chegando em alguns casos em até 70% de economia, e o melhor, as paredes ficam com o acabamento perfeito !
Como eu disse, fui visitar algumas obras para constatar o resultado (seguro morreu de velho) e gente fiquei impressionada. O acabamento é parecido com o de massa corrida, tanto que quando se utiliza o gesso como revestimento, você utiliza massa corrida apenas em alguns ponto para retoque. Praticamente do gesso, você pula para a pintura e economiza mais uma vez na massa corrida, que tanto ela quanto  a mão de obra não são baratos.
E o reboco, quando utilizar ?
O reboco é utilizado nas áreas externas e/ou locais que tenham umidade. É mais resistente que o gesso, pois é feito de argamassa de cimento de areia, junção que cria um superfície impermeabilizante.
No entanto, não é tão econômico quanto o gesso, nem em tempo, nem em material. Porém, extremamente necessário para o sucesso de sua obra !

Se ainda tem dúvida de qual utilizar, sugiro que se oriente com um profissional capacitado, visite obras que possuem gesso como revestimento, converse com os proprietários, faça orçamentos. Tudo isto é de grande valia.

Eu no começo esta indecisa, mas com o respaldo do meu engenheiro e a comprovação dos resultados, já me decidi, vou colocar gesso nos ambientes internos e reboco nos ambientes externos !

Achei um vídeo na internet super legal que mostra a aplicação do gesso e o resultado, vale a pena assistir !

Aplicação de gesso em paredes

 

Notícia do site: http://www.decorsalteado.com/2013/10/gesso-ou-reboco-qual-e-o-melhor.html
Autora: Grazi Eleotero

Compartilhe no FacebookShare on Facebook

Comments are closed.

×
Olá!
Como podemos ajudar?